Trabalho
Ernest Hemingway (1899-1961) foi um escritor norte-americano. "Por quem os sinos dobram" e "O velho e o mar", são os seus livros de maior destaque. Recebeu o premio Pulitzer com o livro "O velho e o Mar", em 1953 e o Nobel de Literatura em 1954.
Ernest Hemingway (1899-1961) nasceu em Oak Park, Illinois, Estados Unidos. Com 17 anos já escrevia para um jornal em Kansas City. Com o início da Primeira Guerra Mundial, entra como voluntário para o exército italiano. Ferido, permaneceu longo tempo hospitalizado. Foi condecorado pelo Governo Italiano. Foi correspondente de guerra em Madri, durante a Guerra Civil Espanhola. Permaneceu na Espanha durante quatro anos.
Foi um dos principais representantes do ciclo literário norte-americano iniciado nos anos 20, o da “geração perdida”. Famoso pelo estilo de vida aventureiro, sua biografia e obra têm como cenários touradas na Espanha, caça submarina em Cuba e safáris na África. Hemingway é fascinado pelo perigo e pela vida selvagem.
Jornalista na juventude, leva para a literatura o estilo sintético do jornalismo. Nota-se essa concisão principalmente em obras que refletem sua experiência pessoal. No livro "O sol se levanta" relata o cotidiano de um grupo de expatriados boêmios, ingleses e norte-americanos, em Paris e Pamplona, depois da Primeira Guerra Mundial. No romance "Por quem os sinos dobram" relata a história passada na Guerra Civil Espanhola, de um americano que se ligara à causa da legalidade na Espanha.
Ernest Hemingway casou várias vezes, morou muitos anos em Cuba, tornando-se amigo de Fidel Castro. Em 1954, ganha o Prêmio Nobel de Literatura. Doente, suicida-se com um tiro no dia 2 de julho de 1961. Esta sepultado no condado de Blaine, Idaho, Estados Unidos.
Obras principais: "O Sol Também se Levanta" (1926), "Adeus às Armas" (1929), "As Verdes Montanhas da África" (1935), "Por Quem os Sinos Dobram" (1940), "O Velho e o Mar" (1952). Vários de seus contos e romances foram levados ao cinema.
Resumo