trabalho
Indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos, etc.
De modo geral não dispensa a consulta ao original
Exemplo:
PIRES, Marcos Paulo Fonseca.
Abordagem ao paciente intoxicado.
Revista Brasileira de Medicina. v. 56, n.9, set. 1999. p. 861.
Os casos de intoxicação exógena são bastante frequentes no Brasil, apesar da subordinação em nossa estatística. Nos Estados Unidos ocorreram mais de dois milhões de casos relacionados a intoxicação no ano de 1997, sendo 59.211 necessitando terapia intensiva. A principal via de exposição foi a do aparelho digestivo (74%). Portanto, é indiscutível a importância do conhecimento da abordagem inicial ao paciente vítima de intoxicação, principalmente relacionado às medidas de descontaminação gastrointestinal. A sistemática do atendimento compreende em estabilizar o quadro clínico do paciente, realização de anamnese detalhada a fim de identificar o agente etiológico, exame físico e laboratoriais e métodos de descontaminação. As medidas de descontaminação gastrointestinal compreenderam no uso de catárticos, lavagem intestinal, lavagem gástrica, xarope de ipeca e carvão ativado, que foram cuidadosamente revisados neste estudo, abordado indicações, contra-indicações, dosagem e complicações, a fim de orientar o médico generalista no atendimento desses pacientes.
Resumo descritivo
A resenha é um estilo literário em que se propõe a construção de relações entre as propriedades de um objeto analisado, descrevendo-o e enumerando aspectos considerados relevantes sobre ele. No jornalismo, é utilizado como forma de prestação de serviço. É texto de origem opinativa e, portanto, reúne comentários de origem pessoal e julgamentos do resenhador sobre o valor do que é analisado.
O objeto resenhado pode ser de qualquer natureza: um romance, um filme, um álbum, uma peça de teatro ou mesmo um jogo de futebol. Uma resenha pode ser "descritiva" ou