Resiliência trabalho de teologia
TEOLOGIA – 7º PERÍODO
RAFAEL DE OLIVEIRA CUSTODIO
RA: 207342
AVALIAÇÃO MODULAR DISSERTATIVA 2
ESTUDOS DE TEOLOGIA CONTEMPORANEA
CAMPINAS-SP
2013
AVALIAÇÃO MODULAR DISSERTATIVA 2
ESTUDOS DE TEOLOGIA CONTEMPORANEA
Rafael De Oliveira Custodio1
1-A teologia latino-americana na libertação é reconhecida no mundo teológico pela atenção, reflexão e prática em temas ligados à pobreza e à opressão socioeconômica contra os excluídos. Para a elaboração de sua teologia, a teologia latino-americana na libertação segue um método. Descreva qual é esse método e quais são suas características.
Surgida em 1950, a teologia latino americana e o resultado da observação da pobreza e do sofrimento do ser humano para que a transformação social aconteça visando ao “Reino de Deus e a sua justiça”, ou seja, uma renovação da igreja para que nascesse uma nova esperança de igualdade social onde estes pobres e sofridos pudessem ter seu “lugar ao sol” na sociedade e também na igreja cristã.
O Método “ver-julgar e agir” aparece como o contraste ante o capitalismo que imperava no Brasil naquela época.
Este método desafiador, participativo e solidário, possibilita uma nova maneira de ser e fazer igreja, não permitindo improvisações e levando as pessoas a terem segurança ante as dificuldades, baseado nos ensinamentos dos evangelhos.
2-A espiritualidade anunciada pela teologia latino-americana na libertação tem dois eixos centrais, a saber: o êxodo e a sabedoria. Como esses elementos influenciam a espiritualidade da teologia latino-americana na libertação?
A sabedoria e o êxodo foram determinantes como paradigmas para a teologia da libertação e funcionaram como eixo central desta, pois como teologia ela ia diretamente de encontro com os anseios da sociedade que buscava a libertação dos pobres e oprimidos.
Assim a Teologia da libertação fez frente diante do processo social e econômico neoliberal, que