O supervisor de ensino
O trabalho do supervisor hoje está ligado a uma assistência ao professor.
Ele é um líder que estimula o grupo a entender que todos devem estar envolvidos ao trabalho de ensino e aprendizagem. Órgão representativo, efetivo mediante ao grupo de professores, coordenadores e alunos. Ele direciona para qualidade de ensino. O supervisor está envolvido com as escolas para atingirem a meta.
Até então aluno não sabia nada e o professor sabia tudo, hoje precisa ser levado em conta a bagagem do aluno para fazerem mediação dos conhecimentos para caminharem neste processo.
Função da escola é promover a redução das desigualdades sociais, dentro da mesma, formar cidadãos críticos, adquirir competência e habilidade para avançar.
A escola vai formar esse aluno com professores, coordenadores e com o supervisor dando assistência, não existe mais a relação de poder, entre superior e professores ou coordenadores. A imagem do poder desestabilizou. Ele não manda com relação de poder, ele auxilia e planeja ações junto com os professores para caminharem juntos rumo ao desenvolvimento do aluno (foco principal).
O supervisor deve fornecer informações atuais sobre diversos temas ao professor provocar situações para criação de laços com a comunidade que hoje deve estar presentes na escola, conseguindo isso realmente com o trabalho em equipe.
Antigamente os compromissos com o supervisor era entender a realidade, fazer a educação, formar profissionais da educação.
Atualmente, ele precisa enfrentar junto com a escola novos desafios, pois como o mundo mudou, a escola também mudou.
O supervisor deve ter uma visão ampla sobre o cotidiano para auxiliar os professores, dando garantia de padrão de qualidade no ensino.
O aluno precisa ser respeitado em cada fase da aprendizagem. Hoje a escola tem ciclos, pois assegura a lei da LDB, que dá condições que o professor faça com que cada criança aprenda de maneira diferente, pois nós, seres humanos aprendemos em espaços e