correntes do pensamento geografico
João inocencio Gomes
atividade iNTERDISCIPLINAR
Correntes Do Pensamento Geográfico
Ibaiti/Pr
2014
GEOGRAFIA: Correntes do Pensamento Geográfico
1João Inocêncio Gomes
Resumo:
O presente artigo vem com intuito de mostrar de forma sucinta, as principais características de cada Corrente Geográfica, o que cada uma teve de mais marcante, quais os principais pensadores de cada uma destas fases.
Buscando de forma objetiva levar ao conhecimento breve o que cada momento tem de mais interessante e proveitoso.
Palavra chaves: pensamentos geográficos, correntes geográficas.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo, a busca do entendimento e compreensão da evolução do pensamento geográfico.
Procurou-se abordar as principais correntes de pensamentos da geografia, bem como: o determinismo, possibilismo, teorética e critica.
Através desta pesquisa pode se perceber como as correntes embasaram os trabalhos geográficos através da história, seus pensadores e atribuições.
1 A evolução do Pensamento Geográfico
A geografia, uma ciência que existe desde tempos mais remotos, passou a ser estudada de forma sistematizada a partir do século XIX, tornando-se assim, um estudo dos currículos acadêmico.
Embora lançando raízes históricas ao longo dos séculos, foi somente no Século XIX que a Geografia começou a usufruir do status de conhecimento organizado, penetrando nas universidades. As primeiras cadeiras de Geografia foram criadas na Alemanha, em 1870, e posteriormente na França. Organizada e estruturada em função das obras de Alexandre Von Humboldt e de Carl Ritter, desabrochando na Alemanha e na França, pouco a pouco a Geografia foi-se difundindo para os demais países (CHRISTOFOLETTI, p. 7, 1985).
No decorrer do tempo, embora desde a antiguidade tivesse base para elaboração da cartografia e para a