76 376 1 PB
Iapony Rodrigues Galvão1
Kellia de Oliveira Bezerril2
Resumo
O presente artigo busca compreender a relação entre povo e território através de citações textuais do geógrafo alemão Friedrich Ratzel. Para isto, contextualiza-se historicamente a produção de Ratzel e, depois, das matrizes interpretativas de seu pensamento fundadas particularmente na Escola Francesa de Geografia, que representaram interpretações simplificadas e empobrecedoras da rica produção ratzeliana. Palavras-chave: Ratzel; Território; Povo.
Introdução
O território é considerado um dos conceitos basilares da ciência geográfica.
Embora possua diversas visões e delimitações conforme o arcabouço teórico, este conceito tornou-se fundamental para a consolidação da Geografia e, principalmente, a fixação de seu objeto de análise.
Embora esquecido, o conceito de território aparece nas reflexões e obras do pioneiro da ciência geográfica Friedrich Ratzel. O esforço de sistematização da
Geografia como um campo científico autônomo empreendido pelo geopolítico alemão apresentava o território em sua interface com o povo. Sua proposição de um ramo da geografia especificamente dedicado ao estudo do homem na sua interação com a natureza, foi importante para a consolidação da Geografia como uma “Ciência do Homem”. Além disso, não se pode esquecer sua relevância para a formação da
“Geografia Política”, justamente o titulo de um dos seus mais relevantes trabalhos, publicado em 1897.
Nas passagens textuais selecionadas relacionadas ao território, percebe-se a vivacidade e a dinâmica de suas proposições teóricas, que sofreram e sofrem consideráveis deturpações nas releituras posteriores (isto quando seus críticos ao menos consultam os originais em alemão ou suas primeiras traduções ao francês).
1 Mestre em Geografia e docente do Dep. de Geografia – CERES/UFRN. Contato: iapony@ufrnet.br
2 Graduanda em Geografia/UFRN. Contato: