Resumo Psicologia Forense
Ano: Abril de 2010
Local: Porto Alegre, Brasil.
Realização: Tárcia Rita Davoglio; Irani Iracema de Lima Argimon - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar, por meio de uma revisão teórica, as características básicas do Transtorno de Personalidade Anti-social e da Psicopatia, focando nas suas implicações no âmbito da avaliação psicológica forense, priorizando a realidade brasileira. Constatou-se que, cada vez mais, a utilização de recursos projetivos associados a instrumentos psicométricos padronizados está sendo sugerida na avaliação forense destas personalidades, demandando por medidas e técnicas de investigação distintas da clínica.
Tese: Discussão das implicações da presença de comportamentos anti-sociais e traços psicopatas no âmbito da avaliação psicológica forense, priorizando o contexto brasileiro.
Papel da psicologia forense:
Avaliar as condições de imputabilidade ou inimputabilidade previstas na lei, que na prática, determinam as medidas punitivas, correcionais ou de segurança a serem implementadas diante dos crimes ou delitos cometidos.
Medidas e Instrumentos de Avaliação Forense:
De acordo com Anastasi (1977, p.24) um teste psicológico define-se como “uma medida objetiva e padronizada de comportamento”.
1) Observação do comportamento do examinando, desde o momento de sua entrada na sala de exame.
2) Entrevistas livres X Aplicação de testes padronizados.
3) Questionário de Diagnóstico da Personalidade, baseado no Exame Internacional dos Transtornos de Personalidade, avaliando 156 homens com distúrbios psiquiátricos.
4) Associação os resultados da Escala Fatorial de Socialização (EFS) e a Escala Fatorial de