Semana Academica
Durante a 2ª Semana Acadêmica da UFCSPA participei da palestra sobre Análise Toxicológica Forense, ministrado pela Dra. Rachel Bulcão, perita oficial e toxicologista da Polícia Científica do Paraná. A palestra ocorreu no dia 8 de outubro de 2013, às 18 horas no salão nobre da Universidade. A palestrante fez uma palestra de aproximadamente 80 minutos e resumiu nesse tempo as funções, objetivos e metodologias utilizadas na toxicologia forense. Segue abaixo um resumo dos principais temas abordados.
A Ciência Forense é um conjunto de componentes ou áreas, que incluem a Antropologia, Criminologia, Entomologia, Psiquiatria, Patologia e Psicologia que em conjunto, atuam com a finalidade de resolver casos de caráter legal. Portanto é importante estarmos cientes que a ciência forense não é uma ciência única e isolada. Ela depende de diversas áreas do conhecimento para resolução de um caso específico.
A Ciência Forense é utilizada para a análise de vestígios, principalmente em crimes violentos. São analisados principalmente componentes biológicos como sangue, cabelo, sêmen, e outros tecidos que estão entre os tipos de evidências mais frequentemente encontrados nas cenas do crime. Estes chegam a um laboratório criminal de diferentes formas, tipos e condições, fazendo com que os procedimentos analíticos normais, às vezes sejam de difícil execução. Dada a alta exatidão e natureza sensível das investigações forenses, é necessária extrema cautela para prevenir contaminações na hora de identificar, recolher e conservar uma evidência biológica. Os investigadores e os profissionais de laboratório diferentes tipos de equipamento para manipular as evidências, como cromatógrafo gasoso por exemplo, a fim de evitar o contato com os vestígios recolhidos de modo a não haver contaminação e adulteração. Toxicologia forense
A Toxicologia Forense é a ciência que estuda os efeitos nocivos das substâncias químicas no mundo vivo. Também é