Resumo Psicanalise FREUD
Relação da Psicanálise e a Educação
Conhecer alguns aspectos centrais da teoria freudiana permite uma melhor compreensão do comportamento do aluno no cotidiano escolar. FREUD: Médico, neurologista, austríaco, interessou-se pela psiquiatria e preocupou-se com os doentes mentais, (estudou sobre a histeria). Coube a ele o mérito da descoberta do nível inconsciente. Mais tarde aplica-se à Psicologia e à Educação. A Psicanálise destaca por estudar o INCONSCIENTE.
Freud estudou em Paris com o psiquiatra francês Jean Charcot, que utilizava a hipinose para o tratamento da histeria. Foi aí que Freud concluiu que além do consciente era o INCONSCIENTE que mais influenciava o comportamento humano. Porém seu trabalho com Breuer, médico vienense, desenvolveu o método cartático (processo de falar de si próprio) catarse. A partir daí Freud desenvolveu seu método de associação livre. A partir desses estudos surgiu a Teoria Psicanalítica ou Psicanálise. Freud atribui três qualidades aos processos psíquicos:
Consciente, pré-consciente e inconsciente Consciente:pensamentos e sentimentos dos quais temos conciênscia. Conhecimento imediato. Pré-consciente(ou subconsciente): É onde estão os sentimentos e pensamentos que não estão ocupando a mente no exato momento, porém posso chamá-los à consciência. O inconsciente: o inconsciente governa grande parte do nosso pensamento, e contém todas as ideias, sentimentos e pensamentos que foram reprimidos.
Nos primeiros trabalhos, Freud sugeria a divisão da vida mental em duas partes: consciente e inconsciente. A porção consciente, assim como a parte visível do iceberg, seria pequena e insignificante, preservando apenas uma visão superficial de toda a personalidade. A imensa e poderosa porção inconsciente - assim como a parte submersa do iceberg - conteria os instintos, ou seja, as forças propulsoras de todo comportamento humano.
Nos trabalhos