Resumo Freud e a Descoberta da Psicanálise
“Freud e a Descoberta da Psicanálise”
Paulo Pinheiro Valery
Resumo apresentado à Sociedade Paulista de Psicanálise, como parte das exigências para a conclusão do
1o semestre do Curso Livre Básico de Formação em Psicanálise.
Professor responsável:
Fernando Savaglia
São Paulo - SP
2013
Referência bibliográfica:
Apostila do Curso Livre de Formação em Psicanálise, Maria Gertrudes Bim, Freud e a Descoberta da Psicanálise, 2013, Vol.I.
Filme Além da Alma, John Houston’s Production, 1962
RESUMO
Freud nasceu em seis de maio de 1856, em Freiberg na Morávia (República Tcheca), seus pais eram judeus e era adorado pela sua mãe (meu Sigi de ouro), apesar de ter sido cuidado pela babá até os seus dois anos e meio. Aos dezessete anos iniciou a sua formação médica, formando-se em Medicina na Universidade de Viena, em 1881, e especializou-se em Psiquiatria. Freud tinha considerável talento para as línguas, justificando o fato de mais tarde ele se tomar um reconhecido mestre da prosa alemã. Além de se sentir completamente em casa com o latim e com o grego, adquiriu um completo conhecimento do francês e do inglês, tendo ainda estudado sozinho italiano e espanhol. Evidentemente, tinha aprendido hebraico.
Trabalhou como pesquisador por algum tempo no Instituto de Fisiologia e teve como Mentor Ernst Wilhelm Von Brucke. Começou a clinicar, atendendo pessoas acometidas de “problemas nervosos”. Obteve, ao final da residência médica, uma bolsa de estudo para Paris, onde trabalhou com Jean Charcot, psiquiatra francês que tratava as histerias com hipnose. Em 1886, retornou a Viena e voltou a clinicar, e seu principal instrumento de trabalho na eliminação dos sintomas dos distúrbios nervosos passou a ser a sugestão hipnótica. Neste mesmo ano casou-se com Martha, após um noivado de quatro anos e tiveram seis filhos (suas grandes alegrias).
Em Viena, o contato de Freud com Josef Breuer, médico e