Artigo sobre Psicanálise
Carini Versa
RESUMO
A Psicanálise diz respeito ao estudo da Psiqué humana, ou seja, do comportamento psíquico do ser humano, descobrindo as diversas patologias despertadas na perspectiva desse comportamento, analisando assim possíveis diagnósticos e tratamentos para essas doenças.
Palavras-chave: Psicanálise; Psíquico; Comportamento.
INTRODUÇÃO
A Psicanálise nos remete a desvendar as origens e características do comportamento psíquico do ser humano, identificando suas patologias.
A Psicanálise, segundo Brenner, (1987, p.17), ”[...] é uma disciplina científica instituída por Sigmund Freud há cerca de sessenta anos. Como qualquer outra doutrina científica, deu origem a certas teorias que se derivam de seus dados de observação, e que procuram ordenar e explicar esses dados.”
Nesse estudo pretende-se elencar os fundamentos da Psicanálise, compreendendo sua teoria Psicanalítica na problemática de solucionar as patologias existentes diante da análise do comportamento Psíquico das pessoas, identificando a importância da descoberta de soluções que tragam a cura para essas doenças de ordem psíquica.
1 A Origem da Psicanálise
Freud foi o pai da psicanálise, ele acreditava que em geral, a causa das neuroses devia ser procurada nas lesões do sistema nervoso. Em 1885, Freud fez uma viagem de estudos, na qual descobriu uma técnica chamada de hipnose, então ele concebeu assim a idéia da natureza psíquica da histeria.
Ele fundamentou sua teoria diante de trabalhos relativos á hipnose, dos psiquiatras franceses Charcot e Bernheim, e por outro lado, nas descobertas do médico vienense Joseph Breurer, com o qual Freud colaborou algum tempo.
Segundo Nuttin, (1972, p.35), ”A Psicanálise procurou descobrir uma nova explicação e um tratamento eficaz para a chamada psiconeurose e mais particularmente para a histeria.”
A Psicanálise como fonte de novas idéias, põe em relevo o papel do consciente no psiquismo humano,