terceira idade no brasil
DEPRESSÃO ATINGE CERCA DE 10% DOS IDOSOS
INTRODUÇÃO
DEPRESSÃO NA TERCEIRA IDADE
A depressão constitui enfermidade mental freqüente no idoso, comprometendo intensamente sua qualidade de vida. É uma condição que coloca em risco a vida, sobretudo daqueles que têm alguma doença crônico-degenerativa ou incapacitante, pois há uma influência recíproca na evolução clínica do paciente. As estratégias de tratamento mais utilizadas são psicoterapia, intervenção medicamentosa e exercício físico. A atividade física, quando regular e bem planejada, contribui para a minimização do sofrimento psíquico do idoso deprimido, além de oferecer oportunidade de envolvimento psicossocial, elevação da auto-estima, implementação das funções cognitivas, com saída do quadro depressivo e menores taxas de recaída.
Uma das vantagens do exercício físico é o efeito positivo também na prevenção e tratamento nas pessoas idosas. Propõe-se que as administrações municipais organizem programas de atividade física,além da inclusão exercícios físicos nas programações dos Grupos de Terceira Idade.
DEPRESSÃO ATINGE CERCA DE 10% DOS IDOSOS
Segundo o Jornal O Legado, Corpo e Mente, Momentos de Amor ,a população esta envelhecendo sim, e segundo o IBGE ,em 2020 os idosos serão de 11% da população em números representados em 25 milhões de pessoas em um universo com previsto 219 milhões de habitantes,hoje homens vivem até os 68 anos e mulheres 73.Segundo o psiquiatra do Hospital das Clínicas, Dr. Orestes Forlenza, “com o envelhecimento da população, aumenta a incidência de doenças próprias da idade, como as doenças cardiovasculares, osteoporose, depressão etc, comprometendo sensivelmente a qualidade de vida dessas pessoas, caso não sejam tratadas de forma adequada”.
A depressão pode afetar em qualquer fase da vida,mas os estudos vem provando que na fase de idade mas velha ,isso no mundo.A maioria dos médicos tem dificuldade para visualizar a depressão em idosos,pois esta