turismo
Imprimir
Indique a página por e-mail
Vantagens para viagens na terceira idade
Postado por: Equipe Terceira Idade | Em: Turismo para 3a Idade
Fotoextrapost3_set2013
A terceira idade transformou-se em um público cobiçado para o setor de turismo. O Governo, por sua vez, relançou o Programa Viaja Mais Melhor Idade, para oferecer pacotes com descontos e facilidades de pagamento para os idosos. Empresas com serviços para a terceira idade, como teleassistência, também investem em mecanismos para dar mais tranquilidade para quem está fora de casa.
O Ministério do Turismo lançou, no início de setembro, a segunda edição do Programa Viaja Mais Melhor Idade, com descontos exclusivos para idosos. O projeto havia sido lançado em 2007 e funcionou até dezembro de 2010, comercializando 599 mil pacotes de viagem no período. Com a retomada do programa, o Governo espera movimentar o mercado brasileiro de turismo com a terceira idade, principalmente, nos períodos de baixa temporada. O alvo é grande parte dos 23,5 milhões de brasileiros com idade acima de 60 anos, e que representam cerca de 12% da população total do país.
Até o momento, 22 operadoras de turismo cadastraram 270 ofertas de produtos e serviços. Por meio de parceria com os bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal, os pacotes poderão ser parcelados em até 48 vezes com juros reduzidos.
Uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo em 2011 apontou que a maior parte dos idosos considera o desconto o principal estímulo para a viagem. Entre os destinos mais procurados na primeira edição do programa estão as cidades de Natal (RN), Fortaleza (CE), Caldas Novas (GO) e a Serra Gaúcha.
Nesta primeira fase do programa, os pacotes serão oferecidos por operadoras de turismo. Futuramente, o Ministério quer incluir agências de viagem, receptivos locais, parques temáticos, companhias aéreas, meios de hospedagem e locadoras de veículos. As informações e ofertas de pacotes de viagem podem ser consultadas no