O Caminho do Meio
Segundo a filosofia budista existem quatro formas de generosidade:
- Partilhar os ensinamentos que geram paz interior da forma adequada à mente e à cultura das pessoas, sem esperar pagamento ou recompensa.
- Oferecer coisas materiais, como nosso corpo e nossos recursos.
- Oferecer proteção, consolo e coragem. Podemos proteger os outros de perigos e outros humanos, de não-humanos e dos elementos.
- Oferecer amor (oferecer incondicionalmente aos outros nosso tempo, apoio emocional, energia positiva e boas vibrações).
Após sua leitura considere, dentro do possível, a possibilidade de adquirir o original, pois assim você estará incentivando o autor e a publicação de novas obras.
O CAMINHO DO MEIO
As Quatro Nobres Verdades
Página ... 02
A Senda Óctupla
Página ... 06
Meditação
Página ... 12
Compilação de textos Budistas
2002
1
AS QUATRO NOBRES VERDADES
I. A verdade do sofrimento (duhkha)
Como nós sabemos, a vida é repleta de sofrimentos: o sofrimento do nascimento, o sofrimento da velhice, o sofrimento da doença, o sofrimento da morte. Há também o sofrimento da perda de entes queridos, o sofrimento de estar junto de algo que não se gosta, o sofrimento de não conseguir o que se deseja, o sofrimento de perder suas conquistas...
Todos os seres estão sujeitos à tristeza, à lamentação, à dor, ao desespero, aos problemas...
Buddha não negou a existência de felicidade mundana, mas reconheceu que essas felicidades são impermanentes. Quando falamos da natureza insatisfatória da existência, é preciso entender que isso se insere no contexto do caminho buddhista com um todo. Essas reflexões precisam ser compreendidas no seu contexto adequado, que é dentro das coordenadas do caminho buddhista. Se não se tiver essa visão do sofrimento dentro do seu contexto