Geografia
O clima subtropical acontece nas latitudes abaixo do trópico de Capricórnio: abrange o sul do estado de São Paulo, a maior parte do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e o extremo sul de Mato Grosso do Sul.
É influenciado pela massa polar atlântica, que determina temperatura média de 18°C e amplitude térmica elevada (10°C). As chuvas são pouco intensas, 1000mm/ano, mas bem distribuídas durante o ano. Há geadas com freqüência e eventuais nevadas.
Apresenta estações do ano bem marcadas. O verão é muito quente, podendo ultrapassar os 30°C de temperatura. O inverno é muito frio, com temperatura inferior a 0°C. Primavera e outono têm temperatura média entre 12°C e 18°C.Os pontos mais altos do planalto onde cai neve durante vários dias nos anos de inverno mais rigoroso são os municípios de São Francisco de Paula (RS), São Joaquim (SC) e Palmas (PR).
clima subtropical é um clima de transição entre os climas tropicais, de menor latitude e temperaturas mais quentes, e os climas mais frios de latitudes maiores (como os temperados), apresentando por isso características compartilhadas de ambos os tipos de clima para os quais faz a transição.
O clima subtropical é encontrado, geralmente, do lado oriental dos continentes, na região sul da América do Norte, no sul e no centro da China, na África, Austrália e na América do Sul (norte da Argentina e do Uruguai e sul do Brasil e Paraguai).
Uma característica típica do clima subtropical é a presença de quatro estações bem definidas e distribuição regular da precipitação durante o ano: o verão é quente, com temperaturas em torno de 22ºC e alta taxa de precipitação, principalmente nas regiões sujeitas ás monções; no outono a precipitação é quase sempre provocada por tufões e furacões (bastante comum nos Estados Unidos, por exemplo, nesta época do ano); no inverno a temperatura varia de 0 a 10ºC e a taxa de precipitação também é alta, o que confere um inverno