Resumo do texto "freud e a psicanalise"
Resumo do texto “Freud e a Psicanálise”
Sigmund Freud nasceu na Moravia, republica Tcheca, mudou-se para Viena e graduou-se em medicina pela Universidade de Viena. Sua filha mais nova, Anna, também contribuiu para a psicanálise. Freud abriu uma clinica particular, e muitas das suas idéias, estranhas e rejeitadas no inicio, pertencem, agora, ao senso comum.
Freud utilizava a hipnose no inicio de sua carreira.
➢ Charcot – Apenas sujeitos anormais eram sensíveis a hipnose. Havia uma origem não orgânica nos fenômenos histéricos. ➢ Bernheim – Hipnose como fenômeno normal, logo pessoas normais podiam submeter-se a ela. Importância do inconsciente na conduta humana consciente
Modo Catártico – Procedimento que consiste em fazer com que o paciente hipnotizado reviva situações traumáticas “esquecidas” acompanhada de grande descarga emotiva. Processo frágil de solução inconsciente.
Freud e seu amigo Breuer se separaram quando Freud insistiu na origem sexual de todos os problemas emocionais e conflitos neuróticos.
“Para ele, toda a origem da personalidade se dá em função do desenvolvimento da pulsão sexual ou libido.”
Sexualidade infantil: todas as atividades que buscam o prazer que esse ou outro órgão possa obter, na primeira infância.
Pouco satisfeito com a hipnose, Freud desenvolveu uma alternativa superior, a ASSOCIAÇÃO LIVRE, na qual o paciente relaxa e lhe diz o que vem a mente, e a ANÁLISE DOS SONHOS.
Freud somente analisava adultos, eles achavam perigoso usar a psicanálise me crianças.
Teoria de Freud
A mente possui estruturas diferentes nem todas acessíveis a consciência: Consciente, Pré-Consciente e Inconsciente. A relação entre elas se baseia no conflito. Os processos psíquicos seriam dinâmicos, pois nascem da