Contardo Calligaris
INTRODUÇÃO 4
Resumo Cap. 05 – A FORMAÇÃO 5
Resumo Cap. 06 – CURAR OU NÃO CURAR 6
Resumo Artigo: USOS E SENTIDOS DA CURA NA PSICANÁLISE DE FREUD.......7
INTERDISCIPLINARIDADE.........................................................................................9
CONCLUSÃO 11
BIBLIOGRAFIA 12
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo realizar uma interdisciplinaridade entre o capitulo 05 e 06 do livro “Cartas a um jovem terapeuta” de Contardo Calligaris, e um artigo científico que fale a respeito de conceitos encontrados no livro sobre a psicanálise.
No capítulo 05 Calligaris relata sobre a formação do terapeuta e a construção do seu caráter como tal, a qual se dá particularmente, após a formação acadêmica, nenhum terapeuta nasce terapeuta, ser terapeuta é algo que se constrói ao longo dos tempos e principalmente em sua própria análise. Já no capitulo 06, é relatado sobre o processo de cura na terapia, o qual segundo Calligaris se dá através da fala. O processo de cura não pode ser apressado, não se pode levar em conta a queixa do paciente como causa principal do sofrimento, pois muitas vezes, esta queixa principal é desencadeada por outros fatores, que a princípio pareceriam já estar resolvidos.
Para entender melhor o conceito de cura em psicanálise, realizamos a interdisciplinaridade com um artigo científico que fale sobre cura em psicanálise, ao longo do trabalho será desvendado a que conclusão se pode chegar a respeito da cura para psicanálise.
Resumo Cap. 05 – A FORMAÇÃO
Ocorre neste capítulo o relato sobre como deveria ser o caráter e a formação de um terapeuta, mas infelizmente isto não é algo que possa ser construído na faculdade. Nem o psiquiatra, nem o psicólogo clínico se formam para serem psicoterapeutas, essas qualificações vem depois da faculdade, ou durante seus estudos. A peça chave para formação de um psicoterapeuta é o tratamento ao qual ele mesmo