Resumo pré ditadura
João Goulart era o novo presidente do Brasil e uma de suas medidas era realizar as Reformas de Base, como por exemplo, a Reforma agraria que previa que terras onde não houvessem produção seriam loteadas e “distribuídas” (O mesmo que o Movimento dos Sem Terra - MST).
Com o anuncio desta proposta a alta burguesia sentiu medo em perder seus direitos e passou então a se opor ao governo. Como se não bastasse isso, Jango era considerado a favor das ideias de esquerda (responsável, inclusive, pelas dificuldades encontradas para assumir o cargo na renuncia de Jânio) e em pleno briga de capitalismo e socialismo isso levou os Estados Unidos a temerem a transformação do Brasil em um aliado da União Soviética.
Esse talvez tenha sido um fator decisivo para a queda de João. Os EUA começaram a interferir fortemente. Passaram a “patrocinar” secretamente campanhas contra o presidente além de infiltrar diversos agentes da CIA disfarçados, o principal deles: o padre responsável pelas Marchas da Família com Deus pela Liberdade onde o governo era “criticado”.
Com grande parte do Brasil já voltado contra Jango os militares decidiram que era hora de agir. Para azar dos golpeados a data do golpe foi mudada para 31 de março já que o comandante da operação era supersticioso e no dia 1º de abril a lua mudava de fase. João Goulart não havia nem sequer preparado sua defesa e foi tirado do governo sem resistir, sem nem mesmo um disparo de arma de fogo.
No dia 10 de Abril assumia a presidência o primeiro presidente brasileiro militar Castelo