RESUMO PROJETOS
Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A natureza temporária dos projetos indica que eles têm um início e um término definidos. O término é alcançado quando os objetivos do projeto são atingidos ou quando os mesmo não podem ser atingidos e o projeto é dado como encerrado. Temporário não significa que é de curta duração necessariamente.
Exemplo: Uma melhoria nas linhas de produtos e serviços (por exemplo, um projeto Seis Sigma executado para reduzir falhas) ; uma função de negócios que dá suporte à produção ou distribuição
O que não é Projeto?
Não são considerados projetos tarefas rotineiras, administrativas e burocráticas.
Exemplo: Preenchimento de relatório
Fases ciclo de vida (Grupo de processos)
Os 5 grupos de processo são iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle
Projeto x Programas x Portfólio
O relacionamento entre portfólio, programas e projetos é tal que um portfólio se refere a uma coleção de projetos, programas, subportfólios e operações gerenciados como um grupo para o alcance de objetivos estratégicos. Os programas são agrupados em um portfólio e englobam subprogramas, projetos ou outros trabalhos que são gerenciados de forma coordenada para apoiar o portfólio.
Critérios para seleção de projetos os critérios para seleção de projetos envolvem a demanda de mercado, oportunidade/necessidade estratégica de negócios, solicitação do cliente, avanço tecnologico e requisitos legais.
PMO (escritório de projetos)
É uma entidade organizacional a qual são atribuídas várias responsabilidades relacionadas ao gerenciamento centralizado e coordenados dos projetos sob seu domínio. Os projetos administrados ou apoiados pelo PMO são gerenciados conjuntamente sendo que a forma, função e estrutura específicas de um PMO depende da organização na qual ele está inserido. A principal função de um PMO é dar suporte ao GP, com orientação , treinamento e supervisão, e coordenação