questionario ss peru
A trajetória do Serviço Social surge nos anos 20. No Peru a Escola de Serviço Social foi criada em 1937, ligada ao Ministério da Saúde Publica, mas fruto de crises econômicas que o mundo vivenciava e afetava diretamente o país que tinha sua economia baseada em recursos externos que foram cessados com os períodos de crise, desempregando mineradores e camponeses.
3. Quem funda o serviço social no país e com que objetivos
As escolas foram decisivas para a construção do conhecimento técnico de profissionais que desenvolviam ações sociais ligadas em especial ao cunho religioso e orientadas pelas encíclicas papais, onde os profissionais do Serviço Social foram aos poucos construindo e consolidando a profissão no espaço latino americano e contribuindo na redução das refrações da questão social.
4.Características do serviço social no país: formação, intervenção, áreas de atuação, outras informações relevantes
O surgimento da escola de Serviço Social no Peru exerceu um trabalho, o melhor já Feito no País, por Alexandrino Maguinã. A primeira escola que começou a profissionalizar a área do Serviço Social. A sigla da escola era ESSP (escola de serviço social do Peru) a escola surge vinculada com o Ministério da Saúde Pública trabalho e previsão social. Trabalhava para o Governo.
Mas a ESSP não marca o inicio do Serviço Social como profissão no Peru, em 1931, o Instituto da criança criou a Escola de Visitadoras Sociais de Higiene Infantil e Enfermeiras de Puericultura. Esta escola teve uma duração passageira, funcionou pouco mais deum ano. Os únicos alunos que estudavam eram os de famílias nobres, o programa de estudos durou um ano e meio; Mesmo com esse pouco tempo alguns alunos continuaram atuando.
Após o encerramento da escola de visitadoras Sociais e com o surgimento da ESSP, vários conflitos surgiram entre as visitadoras desse primeiro centro com as egressas da ESSP, entre outros diversos motivos estiveram na base das