Resumo: Porque a beleza importa?
Data: 02/10/2014
RESUMO:
PORQUE A BELEZA IMPORTA? / JUÍZO CRÍTICO E VALOR ARTÍSTICO
Roger Scruton escreve em seu documentário sobre os verdadeiros valores da beleza, o que realmente é a beleza e como estamos perdendo o sentido dela. No passado, os artistas viam a beleza como uma “forma de vida”, não estando somente em um objeto, um desenho ou até mesmo uma pessoa, ela é uma necessidade do ser humano, está nos atos, na bondade, na educação e hoje estamos perdendo esse sentido, vivemos de maneiras cada vez mais grosseiras, como nas as músicas de hoje em dia, a forma de se vestir, de criar algo e etc. Completando assim, como Argan propôs, em cada época existe um parâmetro diferente para tal definição, como se cada obra de arte, fosse somente obra de arte em tal ano.
“Não há mais necessidade de habilidade, gosto ou criatividade.”
Hoje qualquer coisa é considerada arte, não tem mais algo que possamos dizer “isso é uma arte”, não há mais um significado para ela. Assim como diz no texto “Juízo Crítico e valor artístico”, para nossa geração, o juízo crítico é baseado na ciência e na história, não no belo, conformidade ou em um significado, uma obra é vista como arte se tem importância na história. A beleza perdeu sua importância, dando lugar para a feiura, que chama mais atenção que algo realmente belo, pois é fora do comum.
Enfim, cada vez mais a beleza está em decadência, perdendo o verdadeiro sentido, estamos vivendo num mundo onde não temos mais um conceito para a arte, para a beleza. O artística não tem mais conhecimento histórico, um gosto próprio ou uma noção do que realmente importa. Além disso, devemos nos preocupar não somente com o que vemos, mas com as nossas atitudes e a maneira de como os outros estão nos vendo também.