menino chorando
Drummond tem um enorme sentido social e uma vontade de que a utopia da fraternidade e solidariedade seja possível no mundo. Nesta sensibilidade enquadra-se o poema "Menino chorando na noite" que classifica-se como um poema de ternura, enquanto nele se sublinha a força da criança, como símbolo de vida, tendo em vista sua dor e os cuidados que a ele são prestados.Um poema bastante emotivo onde o poeta sofre com o sofrimento do outro. As lágrimas caindo simbolizam a dor intensa e universal. Ser triste dói.
A imagem da noite remete à época histórica vivida, de escuridão, pessimismo. Da mesma forma que para o menino havia um remédio, que escorria de sua boca, talvez houvesse outro remédio para o mundo: a guerra, que fazia escorrer pelas ruas o sangue.
MENINO CHORANDO NA NOITENa noite lenta e morna,morta noite sem ruído,um menino chora.O choro atrás da parede,a luz atrás da vidraçaperdem-se na sombra dos passos abafados,das vozes extenuadas,e, no entanto,se ouve até o rumor da gota de remédiocaindo na colher.Um menino chora na noite,atrás da parede, atrás da rua,longe um menino chora,em outra cidade talvez,talvez em outro mundo.E vejo a mão que levanta a colher,enquanto a outra sustenta a cabeçae vejo o fio oleosoque escorre pelo queixo do menino,escorre pela rua, escorre pela cidade,um fio apenas.E não há mais ninguém no mundoA não esse menino chorando. MENINO CHORANDO NA NOITENa noite lenta e morna,morta noite sem ruído,um menino chora.O choro atrás da parede,a luz atrás da vidraçaperdem-se na sombra dos passos abafados,das vozes extenuadas,e, no entanto,se ouve até o rumor da gota de remédiocaindo na colher.Um menino chora na noite,atrás da parede, atrás da rua,longe um menino chora,em outra cidade talvez,talvez em outro mundo.E vejo a mão que levanta a colher,enquanto a outra sustenta a cabeçae vejo o fio oleosoque escorre pelo queixo do menino,escorre pela rua, escorre pela cidade,um fio apenas.E não há mais