Resumo por capítulo do livro mentes perigosas
Faculdade de Rondônia – FARO
Porto Velho, 16 de Maio de 2012
Resenhado por: Rosivane Cavalcante da Silva e Ubaldo de Santana Neto
SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Mentes Perigosas – O Psicopata mora ao lado –
Objetiva/Fontanar: 2008.
Ana Beatriz Barbosa Silva, médica graduada pela UERJ com pós-graduação em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Honoris Causa pela UniFMU (SP) e Presidente da AEDDA – Associação dos Estudos do Distúrbio do Déficit de Atenção (SP). Diretora técnica das clínicas Medicina do Comportamento do Rio de Janeiro e em São Paulo, onde faz atendimento aos pacientes e supervisão dos profissionais de sua equipe. Escritora, realiza palestras, conferências, consultorias e entrevistas nos diversos meios de comunicação, sobre variados temas do comportamento humano.
No primeiro parágrafo a autora afirma que as empregadas domésticas em sua simplicidade e importância são ainda consideradas elemento essencial numa família de poder aquisitivo, porém poucas são encontradas.
No segundo parágrafo relata sobre a profissão de empregada doméstica que apesar de ser antiga, sua regulamentação trabalhista é recente e brigam por garantias salariais, ainda que a remuneração tenha sido elevada e ainda assim estarem longe do ideal sendo considerados melhores do que a maioria das classes trabalhadoras e sofrem com a mão-de-obra escassa.
A autora inicia o livro apresentando um conceito de consciência de forma clara e abrangente. Para ela, a consciência “é um senso de responsabilidade e generosidade baseada em vínculos emocionais, de extrema nobreza, com outras criaturas ou até mesmo com a humanidade e o universo como um todo. É a voz secreta da alma, que habita em nosso interior e que nos orienta para o caminho do bem”. É a consciência que nos impele a ter movimentos de extrema grandeza, a nos colocar no lugar dos outros, ajudamos pessoas em momentos de necessidade, torcer por um final feliz, etc.