resumo plt
Do ponto de vista social, é a ação que as gerações adultas exercem sobre as gerações jovens, orientando sua conduta, por meio da transmissão do conjunto de conhecimentos, normas, valores, crenças, usos e costumes aceitos pelo grupo social, a educação é algo externo, concedido a alguém. “A escola, sendo instituída e regulamentada pelo grupo, reflete seus valores e seu nível cultural.” Do ponto de vista individual, a educação refere-se ao desenvolvimento das aptidões e potencialidades de cada individuo, tendo em vista o aprimoramento de sua personalidade. Como podemos verificar nos dois sentidos a palavra educação esta ligada ao aspecto formativo.
Ensinar é a atividade pela qual o professor, através de métodos adequados, orienta a aprendizagem dos alunos.
CONCEITO DE DIDATICA
A pedagogia é o estudo sistemático da educação. A didática é uma seção ou ramo especifico da Pedagogia e se refere aos conteúdos do ensino e aos processos próprios para a construção do conhecimento. Podemos afirmar que a didática é o estudo da situação instrucional, isto é, do processo de ensino e aprendizagem, e nesse sentido ela enfatiza a relação professor-aluno. São os aspectos filosóficos que dão á educação seu sentido e afins. Dessa forma, toda pedagogia supõe uma filosofia. A didática por sua vez, sendo parte da pedagogia, também está calcada numa concepção filosófica.
EVOLUÇÃO HISTORICA DA DIDATICA
Da antiguidade até inicio do século XIX, e predominou na prática escolar uma aprendizagem de tipo passivo e receptivo. Aprender era quase exclusivamente memorizar. Nesse tipo, de aprendizagem, a compreensão desempenhava um papel muito reduzido. Por meio da repetição de exercícios graduados, ou seja, cada vez mais difíceis, o discípulo passava a executar certos atos complexos, que aos poucos iam se tornando hábitos. Os conhecimentos a serem adquiridos eram até certo ponto reduzidos, o professor utilizava o procedimento de perguntas e respostas. Este método era usado