Resumo PLT Socio
Fatores econômicos: A economia de uma sociedade reflete diretamente no seu ordenamento jurídico. O direito vai se modificando á medida que vai se alterando a condição econômica da sociedade. Portanto o fator econômico é o que exerce uma influencia mais decisiva no direito.
O fator econômico influenciou, por exemplo, nos tempos modernos para a criação do Direito do Consumidor prescrito no art. 5°, inciso XXXII, da Constituição Federal de 1998, consolidado no Código de Defesa do Consumidor (Lei n. 8.075, de 11.09.1990).
Fatores políticos: O fator politico é tal importância para o Direito, quanto o fator econômico. Do ponto de vista sociológico á uma diferença entre o Direito e o Estado, embora um se realize socialmente através do outro.
O regime politico em que um país se situa exerce total influência sobre as regras de Direito Publico e até de Direito Privado. Como por exemplo, um país comunista tem orientações jurídicas opostas a um país capitalista. Outro é quando um novo partido politico chega ao poder implantando sua ideia ideológica politica como: reformas constitucionais, administrativas, tributárias, previdenciárias etc.
Fatores culturais: O Direito evolui conforme a sociedade vai evoluindo culturalmente, podendo se dizer até que o direito é um aspecto cultural de um povo, exemplo disso, quando a cultura de uma sociedade é colocada em contato com outra, surge inúmeras diferenças inclusive no direito de cada uma. Outro exemplo de que o direito é um fenômeno cultural é que