Trabalho Sobre Gerador C Pia
Introdução
Gerador é um dispositivo utilizado para a conversão da energia mecânica, química ou outra forma de energia em energia elétrica.
O gerador elétrico foi inventado em 1879 por Werner Von Siemens, cofundador da Siemens AG.
Tipos de geradores que convertem energia mecânica em elétrica
Gerador de Corrente contínua
O tipo mais comum de gerador elétrico, o dínamo (gerador de corrente contínua) de uma bicicleta, depende da indução eletromagnética para converter energia mecânica em energia elétrica, a lei básica de indução eletromagnética é baseada na Lei de Faraday de indução combinada com a Lei de Ampere que são matematicamente expressas pela 3º e 4º equações de Maxwell respectivamente.
O dínamo funciona convertendo a energia mecânica contida na rotação do eixo do mesmo que faz com que a intensidade de um campo magnético produzido por um imã permanente que atravessa um conjunto de enrolamentos varie no tempo, o que pela Lei da indução de Faraday leva a indução de tensões nos terminais dos mesmos.
Gerador Síncrono
Os geradores de centrais hidrelétricas podem ser síncronos ou assíncronos. Os geradores síncronos, de maior aceitação e historicamente mais utilizados, são máquinas elétricas que trabalham com velocidade constante e igual à velocidade síncrona, que é uma função da freqüência da tensão gerada e do número de pares de pólos do rotor. Estes geradores são capazes de produzir tanto energia ativa como energia reativa, mediante o fornecimento de energia no eixo através de uma máquina primária e da excitação de um enrolamento de campo localizado no rotor dos mesmos. Devido à versatilidade operativa e elevados rendimentos na conversão de energia, cujos valores podem chegar a 97%, são estes amplamente utilizados em geradores de centrais.
Gerador de indução ou Gerador Assíncrono
Geradores assíncronos, ou geradores de indução, que possuem a característica básica de