br-364
ORIGEM DA BR-364
Antes da construção da BR-364, só se chegava a Porto Velho de ferrovia pela Estrada de Ferro Madeira-Mamoré a partir de Guajará-Mirim, de balsa a partir de Manaus ou de avião. O transporte rodoviário era inexistente. O principal evento que marca a colonização recente do território federal de Rondônia e a transformação do mesmo em Estado, foi a abertura da BR 029, posterior 364.
A “estrada das onças” como ficaria conhecida mais tarde, tem sua origem ligada ao então Governador do Território Federal do Guaporé Aluízio Pinheiro Ferreira que em 1943 inicia sua abertura tendo como ponto inicial Porto Velho. Inicialmente, a rodovia foi chamada de 029. Essa iniciativa avançou algumas dezenas de quilômetros rumo à localidade de Ariquemes.
No que refere a iniciativa do então primeiro Governador do Território Federal do Guaporé recém criado, foi somente 17 anos mais tarde que a estrada realmente saiu do plano teórico para o plano prático. A iniciativa foi do então Governador Paulo Nunes Leal, quando o mesmo assedia o então Presidente JK para construir a estrada.
Juscelino Kubistchek aceitou o desafio e iniciou a obra que foi feita em muito pouco tempo,