PLT 254 RESUMO
Nos estudos do sociólogo francês Emile Durkheim (1558-1917), a sociedade possui o poder de influenciar os indivíduos, em outras palavras a sociedade prevalece sobre as pessoas. A sociedade possui por atribuição conjuntos de normas e regras que segundo Durkheim influência o comportamento e as atitudes dos indivíduos e que são construídos fora da mente das pessoas. Dessa forma para o sociólogo francês, na vida em sociedade o homem defronta com regras e condutas sociais que não foram diretamente criadas por eles, mas que existem e são aceitas na vida em sociedade, devendo ser seguido e aceito por todos. Para Durkheim o meio social é feito e desenvolvido por normas sociais chamados Fatos Sociais, que sem essas regras e valores a sociedade não existiria.
Para Durkheim as leis são um bom exemplo de fatos sociais. Pois em toda e qualquer sociedade existem leis que visam organizar a vida no meio social. Dessa forma o individuo isolado não cria regras nem pode individualmente modificá-las. As leis vistas como Fatos Sócias são transmitidas para as gerações seguintes, na forma de Normas Culturais, Códigos, decretos Constituições etc. Os indivíduos quando fazendo parte de uma sociedade deve aceitar suas regras, sob a pena de sofrer o castigo por violá-las.
Síntese pág. 36 e 37
No Brasil recebemos grandes influências positivistas que defendia a ``Luz da Razão`` e da Sabedoria, podemos analisar que o Brasil tem grandes influências positivistas na própria bandeira do Brasil ``Ordem e Progresso`` como Comte expôs -> ``Amor por princípio, a Ordem por base, e o Progresso por fim `` sendo assim ``Amor, Ordem e Progresso.
No Brasil o positivismo teve influência através do Raimundo Teixeira, Miguel Lemos e Beijamim Constant.
Síntese pág. 38,39 e 40
No século XIX, vários pensadores tinham grande preocupação em dar respostas aos vários problemas sociais que se desenvolviam no seio da sociedade