Resumo PLT Etica E Filosofia Em Andamento
ALUNO: JESSÉ ROGÉRIO RA 8207985671
RESUMO DOS CAPITULOS
1 A 4
DO LIVRO
FILOSOFIA E ÉTICA JURIDICA
PLT 229
DE
JOSÉ RENATO NALINI
CAITULO 1 – INTRODUÇÃO
Por que filosofia no Direito?
A filosofia no currículo do bacharelado em direito foi introduzida no Brasil com a reforma adveniente da Proclamação da Republica.
Estudar Filosofia compõe o chamado “eixo da formação fundamental” da Resolução CNE/CES 9/2004. E o objetivo desse eixo é integrar o estudante no campo, estabelecendo as relações do Direito com outras áreas do saber, abrangendo dentre outros, estudos que envolvam conteúdos essenciais sobre antropologia, Ciência Política, Economia, Ética, Filosofia, Historia, Sociologia e Psicologia.
A função do estudo da Filosofia no bacharelado é problematizar, é questionar, é fazer indagações e forçar a reflexão abstrata.
O que é Filosofia?
Etimologicamente, Filosofia é o amor à sabedoria. Amor experimentado apenas pelo ser humano consciente de sua própria ignorância.
“É absolutamente impossível dizer de antemão o que é filosofia. Não se pode definir a filosofia antes de fazê-la; como não se pode definir em geral nenhuma ciência, nenhuma disciplina, antes de entrar diretamente no trabalho de fazê-la.
Como Filosofar?
Filosofia não existe para resolver problemas. Serve para problematizar. Faz pensar. Por isso é que ela foi relegada a um plano subalterno em sociedades emergentes.
O ensino jurídico não prima por fazer pensar. Entretanto, pensar é urgente. Pensar, com todas as suas conseqüências. A busca da verdade precisa ser o compromisso humano em transitória passagem pelo planeta. Pode não ser tranqüilidade. Mas confere sentido à vida.
Capitulo 2 – Filosofia – Temas Recorrentes
A vida
A vida é a motivação de tudo o que a humanidade produz. Sem ela nada faz sentido.
Vida é um ciclo ininterrupto iniciado na fecundação e deve perdurar sem interferência até o seu termo natural. A morte.
E o que significa a vida?
Todo e qualquer aspecto de