As habilidades essenciais dos negociadores
Habilidades de negociação: Dicas
1- Concentrar-se nos interesses; 2-Buscar o maior número de alternativas; 3-Separar as pessoas dos problemas; 4-comunicar-se; 5-Saber falar e ouvir; 6-Saber interpretar o comportamento humano; 7-Buscar relacionamento duradouro; 8-Usar o silêncio adequadamente; 9-Ser flexível;
Entendimento sobre habilidades no processo de negociação
O interlocutor deve estar preparado para as negociações, pois envolvem planejamento,idéias, criação de alternativas, objetividade, comunicação, e o principal, empatia.
Com estas dicas, as negociações sempre tendem a dar certo e assim, criar futuros negócios. Com o que foi estudado, as comparações são que é preciso ter ética e sensibilidade para se obter processo de ganha-ganha. É fundamental ter empatia para saber onde está centralizado o interesse do outro interlocutor, para assim, poder atender as suas necessidades. É importante estar sempre preparado para as negociações, pois não existe tipo de negociadores melhores ou piores, mas é importante estar adequado à algumas situações, como criar um ambiente agradável para o encontro, por exemplo.
Estar atento aos gestos é um ponto importante no processo, pois no andamento do negócio, existe a possibilidade de mudar seu comportamento a tempo, caso as gesticulações do outro interlocutor caminhem para algo não favorável, e em negociação não existe a possibilidade de ser apenas uma única, pois a imagem positiva nos processos anteriores serão referências pra negócios futuros.
Dicas extraídas do artigo Habilidades essenciais aos negociadores num contexto globalizado, de Martinelli e Almeida (2008).
Passo 2 Testando suas habilidades de negociador
1-Estudo o outro lado antes de entrar em uma negociação. (3) 2-Leio documentos sobre o assunto em questão antes de formular a estratégia. (4) 3-Tenho clareza sobre os objetivos centrais da negociação. (3)