As habilidades essenciais dos negociadores
Pelo que foi discutido nesta etapa, ter habilidade tem sido o quesito mais importante em um processo de negociação, o que implica saber usar adequadamente as técnicas de negociação (saber fazer as propostas adequadamente e no momento certo), ter conhecimento do setor de atuação e visão de negócios para alcançar o máximo que se deseja na negociação.
Entre os principais autores que, considerando o enfoque sistêmico, têm uma preocupação maior com o desenvolvimento das habilidades dos negociadores, destacam-se, nierenberg, sparks, lewicki, hiam e olander.
É por isso que, há muito por fazer para que as abordagens de negociação tenham uma maior preocupação com a questão sistêmica das habilidades dos administradores. Não se pode deixar de considerar a importância do assunto, uma vez que, atualmente,existem modalidades de negociação e cada uma delas requer diferentes habilidades.
Assim vale destacar que são muitas as habilidades essenciais a serem desenvolvidas e aperfeiçoadas pelos negociadores que buscam realizar negociações realmente efetivas.
É por isso que, conhecer e desenvolver habilidades essenciais torna-se, então, imprescindível aos indivíduos que pretendem realizar negociações sempre vencedoras, atingindo, no final, os objetivos almejados no início.
É evidente a importância do desenvolvimento das habilidades essenciais das pessoas que negociam profissionalmente em um mundo moderno.
Assim a importância das habilidades essenciais dos negociadores, concentrar-se nas ideias, discutir as proposições, proporcionar alternativas para a outra parte, te objetividade no equacionamento dos problemas, apresentar propostas concretas, saber falar ouvir, colocar-se no lugar da outra parte, ter consciência de que se negocia o tempo todo, saber interpretar o comportamento humano e as reações das pessoas, separar os relacionamentos pessoais dos interesses, evitar estruturar um relacionamento em função de um acordo.
É por isso que