Resumo - Planejamento Operacional
Planejamento Operacional
Alípio Braña
SENAC
TTI – Tec. em Transações Imobiliárias
Rio Branco-Ac 05 de Novembro de 2014
Planejamento Operacional
Para tudo que iremos fazer, temos que nos planejar. Quando você sai de casa para o trabalho, escola ou em qualquer outro canto, você faz um planejamento. Podemos dizer que planejamento é a analise de informações relevantes do presente e do passado e a avaliação dos prováveis desenvolvimentos futuros, de forma que um curso de ação seja determinado e que torne possível a organização atingir seus objetivos já determinados. O planejamento é divido em três tipos: estratégico, tático e operacional.
Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico é aquele que define as estratégias de longo prazo da empresa. Este planejamento leva em conta todos os fatores internos e externos a companhia – por exemplo, a situação econômica global é um fator a ser levado em conta no planejamento estratégico. Quando elaboramos este planejamento procuramos ter uma visão integrada dos processos e da companhia, por que a empresa como um todo entra nesta etapa.
É essencial que o planejamento estratégico, apesar de ter um alcance de até 10 anos, seja atualizado constantemente. Se isto não ocorrer, o planejamento sofre um sério risco de ficar obsoleto e não ser utilizado dentro da empresa, como deve ser.
Planejamento Tático
O planejamento tático é diferente para cada área da empresa. A área financeira terá seu próprio planejamento tático financeiro, assim como a RH, marketing e assim por diante. Esta etapa é mais focada que o planejamento estratégico, que é desdobrado em diversos planos táticos.
O planejamento tático define as estratégias á médio prazo e normalmente é feito de ano a ano e busca otimizar uma determinada área da empresa na busca de um resultado. Tem a finalidade de utilizar recursos disponíveis da organização para