Resumo do capitulo 9 planejamento operacional
O planejamento operacional se preocupa em “o que fazer” e com o “como fazer”,. Refere a tarefas e operações realizadas no nível operacional. O planejamento operacional foca a otimização e maximização dos resultados, ao passo que o planejamento tático está voltado para resultados apenas satisfatórios. O Planejamento operacional é um sistema com seus objetivos estabelecidos pelo planejamento tático, desenvolve planos e procedimentos detalhados e proporciona informação de retroação para propiciar resultados O planejamento operacional é composto de planos operacionais nas diversas áreas e funções da uma empresa: produção ou operações, finanças, mercadologia, recursos humanos entre outras.
Tipos de planos operacionais:
São classificados em quatro tipos:
1. Planos relacionados com métodos denominados procedimentos 2. Planos relacionados com dinheiro, denominados orçamentos 3. Planos relacionados com tempo, denominados programas ou programações 4. Planos relacionados com comportamentos, denominados regulamentos.
Cada plano pode consistir em muitos sub planos com diferentes graus de detalhamento.
Procedimentos
São as seqüências de passos ou de etapas que devem ser rigorosamente seguidos para a execução de planos. São passos detalhados que indicam como cumprir uma tarefa ou alcançar um objetivo preestabelecido. Os procedimentos são sub planos de planos maiores e costumam ser escritos e colocados a disposição dos que devem ser usados. Os procedimentos constituem guias em conjunto de forma de planejamento,que procuram evitar a confusão por meio da direção, da coordenação e da articulação das operações de uma empresa. O termo procedimento refere-se aos métodos para executar as atividades.Um método descreve o processo de executar um passo ou uma etapa do procedimento e pode ser considerado um plano de ação, mas normalmente é um sub plano de um procedimento. Os procedimentos em geral são