Divisão celular e meiose
Introdução
No estudo da genética a preocupação básica é o entendimento de como as características são repassadas entre as gerações. De uma forma geral, podemos imaginar vários indivíduos de uma população que se intercruzam formando novos descendentes, que manifestarão fenótipos resultantes da ação e interação dos genes recebidos. Nos organismos multicelulares, existem dois tipos de células: as células somáticas e as reprodutoras; as células somáticas dividem-se por mitose, enquanto as reprodutoras dividem-se por meiose.
O processo de origem de novos indivíduos se inicia pela formação de gametas dos genitores e subseqüente união entre os mesmos. Da fecundação forma-se a célula ovo, ou zigoto, que reconstitui o número de cromossomo da espécie e possui informações genéticas, essa célula surge da união de células especializadas na reprodução, os gametas. Esta célula inicial se desenvolve gerando o indivíduo adulto, formado por mais de um trilhão de células, a partir da célula original, como no caso da espécie humana. Verifica-se, portanto, que os processos reducionais e conservativos são fundamentais na transmissão das características hereditárias.
Tipos de divisão celular
Mitose
A mitose garante a distribuição de coleções idênticas de genes para as células formadas. É o processo pelo qual é construída uma cópia exata de cada cromossomo, a carga genética é replicada e distribuída eqüitativamente aos produtos finais.. pois a mitose garante a distribuição de coleções idênticas de genes para células formadas. A mitose é um processo contínuo, que se caracteriza pelo estado e pela posição dos cromossomos.As principais características da mitose são:
a) Distribuição eqüitativa e conservativa do número de cromossomos.
b) Distribuição eqüitativa e conservativa da informação genética.
Na intérfase o núcleo apresenta um contorno nítido pela presença da membrana nuclear. Os cromossomos estão invisíveis devido ao índice de refração ser igual a da