Leitura e produção de tetos
Tema 1: (0,2)
Questão 4:
“A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele.
Linguagem e realidade se prendem dinâmica mente. “A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto.”
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. SP: Cortez, 1982
Explique a idéia de Paulo Freire a respeito da leitura apresentada no excerto, considerando-se o fator de coerência “conhecimento de mundo/partilhado” somado à interação entre autor, texto, leitor.
Paulo Freire deixa clara a importância da interação entre autor, texto e leitor. Os efeitos de sentido de um texto dependem muito do conhecimento de mundo de autor e interlocutor (leitor). Ambos interagem por meio do texto e de suas experiências.
Tema 2: (0,3)
Questão 4
Observe a afirmação:
O conhecimento enciclopédico é, por vezes, definidor da compreensão textual.
Agora leia o excerto:
“Clamava ele que as virtudes aceitas deviam ser substituídas por outras, que eram as naturais e legítimas. A soberba, a luxúria, a preguiça foram reabilitadas, e assim também a avareza, que declarou não ser mais do que a mãe da economia, com a diferença que a mãe era robusta, e a filha uma esgalgada. A ira tinha a melhor defesa na existência de Homero; sem o furor de Aquiles, não haveria a Ilíada: ‘Musa, canta a cólera de Aquiles, filho de Peleu...’ O mesmo disse da gula, que produziu as melhores páginas de Rabelais, e muitos bons versos de Hissope; virtude tão superior, que ninguém se lembra das batalhas de Luculo, mas das suas ceias; foi a gula que realmente o fez imortal.”
Trecho de A igreja do diabo, de Machado de Assis.
Considerando-se o excerto de “A igreja do diabo”, conto machadiano, responda:
Essa afirmação é verdadeira? Justifique sua resposta com trechos do texto.
Sim, o excerto