Principios modernos da administração
PRINCÍPIO 01 - Todos os membros da organização participam de sua administração, uma vez que estão relacionados com pelo menos uma atividade.
PRINCÍPIO 02 Divisão da autoridade e da responsabilidade (descentralização). O poder é conquistado na base da competência, da realização e da interação (não é imposto)
PRINCÍPIO 03 A valorização do pessoal é feita sem discriminação, uma vez que a organização necessita tanto de pessoal técnico como administrativo.
PRINCÍPIO 04 As organizações devem estar preparadas para enfrentar e solucionar seus problemas de forma criativa.
PRINCÍPIO 05 Não existem regras administrativas que possam ser aplicadas automaticamente a todos os problemas.
PRINCÍPIO 06 Uma organização nunca está fundamentada em apenas um objetivo, mas em um grupo de objetivos.
PRINCÍPIO 07 Não é somente o administrador de topo que está interagindo com o ambiente externo e sofrendo pressões desse ambiente.
PRINCÍPIO 08 Uma organização é parte integrante de um sistema maior e depende do intercâmbio mantido com esse sistema. Ela não é auto-suficiente para se manter
Niveis Hierarquicos
ADMINISTRADORES DE TOPO ( Presidente, vice, Misnistro, diretor, gerente geral, CEO)
Responsáveis por tomar decisões organizacionais e determinar políticas e estratégias que afetam todos os aspectos da organização .
ADMINISTRADORES INTERMEDIÁRIOS (Gerente de Departamento, De Filial, Lider de projeto, Ger. Ind, Chefe de unidade)
Responsáveis pelos administradores de linha, algumas vezes por empregados operacionais. Respondem pela sua área funcional.
ADMINISTRADORES DE PRIMEIRA LINHA (Supervisores, Encarregados, Coordenadores, Chefes de Seção)
Responsáveis pelo trabalho de empregados operacionais. Normalmente, não supervisionam outros administradores. Meios = Eficiência Fins = Eficácia
Uso de Recursos