Mestre
Pesquisa Sobre os seguintes temas: Administração Cientifica (Taylor)
Administração Clássica (Fayol) Estudos sobre Ford (Linha de montagem) e o
Filme Tempos Modernos de Charlie Chaplin.
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
O que é administração Científica para Taylor?
Segundo Frederick Winslow Taylor, é um sistema que economiza trabalho permitindo que as pessoas trabalhem mais em menos tempo, ela se realiza quando a gerência e operários trabalham juntos como parceiros e não como adversários.
Seu trabalho se deu no chão de fábrica junto ao operariado, voltado para a sua tarefa. Preocupou-se excepcionalmente com as técnicas de racionalização do trabalho do operário através do estudo dos tempos e movimentos (Motion-time
Study).
Taylor explicou sua teoria da seguinte forma: como funciona a técnica de administração Científica?
1º O Isolamento das tarefas
2º Selecionar um trabalhador modelo
3º Estudar e cronometrar os movimentos exatos desse trabalhador
4º redesenhar o espaço de trabalho eliminado movimentos desnecessários
Por último treinamos o trabalhador quanto ao modo melhor e mais eficiente de desempenhar essa tarefa, nascendo assim os princípios da administração científica.
PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
De acordo com Chiavenato (2011) a preocupação de racionalizar as tarefas do trabalho, acabou dando origem a quatro princípios básicos, segundo Taylor, a saber: 1. Princípio de planejamento – Substituir no trabalho a improvisação dos operários por métodos cientificamente comprovados, onde a improvisação dava lugar ao planejamento dos métodos de trabalho.
2. Princípio de preparo – Esse princípio tinha como finalidade selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões e treiná-los para produzir mais e melhor.
3. Princípio do controle – Controlar o trabalho para certificar de que está sendo executado de acordo com os métodos estabelecidos.
4. Princípio da execução – Distribuir