Surrealismo
Neste ambiente surge o surrealismo que propõem a deformação intencional da realidade com a intenção de escandalizar e chocar a sociedade.
O que é o Surrealismo?
Definição: “arte que ultrapassa as aparências, desobrigada da fidelidade para com o real” (Apollinaire)
Este movimento iniciou-se com a publicação do Manifesto do Surrealismo, assinado por André Breton em outubro de 1924. Neste propunha-se a restauração dos sentimentos humanos e do instinto como ponto de partida para uma nova linguagem artística.
As características do surrealismo estão fortemente ligadas às teses da Psicanálise, criada por Sigmund Freud, assim o surrealismo destaca o desempenho do inconsciente no processo da criação.
O Surrealismo é caracterizado pela expressão do pensamento de maneira expontânea e automática, desprezando a lógica e os padrões estabelecidos de ordem moral e social.
Questionava as crenças culturais vigentes na Europa, bem como a postura humana, vulnerável frente a uma realidade cada vez mais difícil de compreender e dominar.
Tinha como objetivo ultrapassar os limites à imaginação que tinham sido criados pelo pensamento burguês e sua tradição lógica e pelas ideias artísticas que estavam em vigor desde o Renascimento.
Esta vertente do modernismo criou uma nova concepção do mundo e do ser humano, mas também uma mudança relevante no processo artístico.
Literatura:
Os escritores dessa época eram inovadores, rejeitaram a forma do romance e da poesia que eram representados pelos valores sociais da