Divisao celular meiose
Ao processo de divisão celular em que uma célula diploide se divide e dá origem a quatro células haploides, dá-se o nome de meiose. Consiste num processo de grande importância para os seres vivos porque permite que o número de cromossomos seja constante em toda a espécie, além de aumentar a variabilidade das espécies devido às diferentes combinações entre os cromossomos homólogos.
2- Como se chamam as fases da Meiose?
A primeira fase da meiose é formada pela prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I. Essa etapa se caracteriza por apresentar uma prófase longa e dividida em 5 estágios:
3- Explique as fases citadas na questão anterior
Leptóteno: os cromossomos estão pouco condensados , dispersos pelo núcleo e cada um já está dividido em duas cromátides.
Zigóteno: há o pareamento dos cromossomos homólogos.
Paquíteno: os cromossomos já estão bastante condensados e já se apresentam duplicados. Essa fase da prófase é considerada um das mais importantes, pois nela ocorre um fenômeno denominado crossing-over, a troca de partes dos cromossomos entre si, o que proporciona uma maior variabilidade de espécies.
Diplóteno: a duplicação cromossômica está mais visível e há o início da separação dos cromossomos homólogos. Há a formação dos quiasmas, porções onde as cromátides homólogas se cruzam.
Diacinese: há o fim dos quiasmas, o nucléolo desaparece e a carioteca se desintegra.
4- O que ocorre de grande importância na prófase 1? Esquematize esse evento.
A prófase 1 é dividida em 5 estágios, indicados por um termo grego.
Leptóteno
Em grego, significa “filamentos finos”. Nesta fase, os cromossomos começam a se condensar, tornando-se visíveis ao microscópio óptico como um fio simples, pois as cromátides irmãs estão intimamente ligadas através das proteínas coesinas. À medida que os cromossomos vão condensando, a célula entra para o próximo estágio: Zigóteno.
Zigóteno
Em grego, significa ligação,