Resumo Persuasão
Após a morte da Mrs. Elliot, que sempre regulava as despezas da familia, Sir Elliot começou a ter dificuldades financeiras, tendo de alugar Kellynch Hall para tentar quitar suas dívidas.
Shepherd, advogado da família, é quem encontra a pessoa ideal para alugar Kellynch Hall. Srs. Clay, filha de Shepherd, volta a morar com o pai devido a morte de seu marido.
Apesar da rejeição de Sir Elliot, o almirante Croft, um almirante da marinha, é quem aluga Kellynch Hall.
Anna Elliot, filha de Sir Elliot, fica nervosa ao saber que quem havia alugado sua casa era o almirante Croft. Isso ocorre pois a mulher dele, Sophia Croft, é irmã do Capitão Frerick Wentworth, que, 8 anos atrás, havia tido um caso com Anne porém não se casaram porque a Lady Russell persuadiu Anne a recusar o pedido do Capitão. O motivo desta persuasão é que o Capitão, na época, não era rico e não pertencia a nobreza. Nos dias atuais, o Capitão é muito rico devido as Guerras Napoleônicas.
Sir Elliot exije que Srs. Clay (Penélope) seja a acompanhante de Elizabeth Elliot em Bath, onde será a nova residência dos Elliot. Bath é mais barato e ao mesmo tempo luxuosa, o que irá fazer com que a familia não perca a “boa vida”. Penélope fica muito feliz pois irá viver com nobres, sendo ela de uma classe abaixo.
Anne não se muda com a família para Bath, e sim se dirije a Uppercross, onde sua irmã Mary a aguarda doente. Mary Musgrove (sobrenome ganho pelo casamento com Charles Musgrove), sempre que doente, manda chamar Anne.
Anne, como a “inferior” da familia, de acordo com um pedido de Elizabeth, deve passar em todas as casas da paróquia para se despedir por Sir Elliot e Elizabeth.
O Capitão Frederick não gosta de Kellynch devido ao seu caso amoroso com Anne.
Já em Uppercross, Mary nao recebe nenhuma visita dos Musgrove, mesmo estes sabendo que elas estava doente. Isso ocorre por ela ser uma vaca chata pra caralho, e por ela sempre estar “doente”.