RESENHA LINGUAGEM E PERSUASAO
O presente trabalho refere-se a um resumo do livro Linguagem e Persuasão de Adilson Citelli. O livro aborda diversas questões do discurso persuasivo, situando-as na historia, assim como a revelação de mecanismos persuasivos por detrás de cada tipo de discurso. O propósito deste livro é discutir como a persuasão está inserida na linguagem, seja falada ou escrita e como ela se configura. O livro está dividido em quatro capítulos principais, nos quais Adilson Citelli aborda respectivamente: A tradição retórica; Signo e persuasão; Tipos de discursos e textos persuasivos.
Resumo
O texto publicitário é o primeiro a ser comentado, surgindo com ele as fórmulas utilizadas para convencer o consumidor, que nascem da conjunção de efeitos retóricos com fatores psico-sociais-econômicos.
A formação de slogans com utilização de premissas e a criação de personagens que configuram tipos são usados como exemplos pelo autor para mostrar como essa linguagem mexe com as emoções, com os juízos de valor e com os conceitos já existentes na sociedade. Com isso, o consumidor é levado a acreditar que precisa do produto ou serviço e que deve comprá-lo. A revista americana Newsweek tem como slogan: “aquela que não persuade”, citada como exemplo por Citelli, deixa nítida a ideia de um meio de comunicação confiável, uma revista em que seus leitores podem acreditar. A partir desse ponto, é ressaltado pelo autor graus de persuasão, o exemplo acima é identificado como uma “persuasão mascarada”. Em sua obra, Citelli faz referências a Aristóteles e, através de suas teorias, o autor deduz que a retórica não é a persuasão, ou ainda, a retórica pode revelar como se faz a persuasão. Portanto, entende-se como retórica a técnica da persuasão. Uma ciência que busca ensinar como se empregam os argumentos.
O discurso dominante, o religioso, onde a voz de Deus cala todas as outras e o pastor fala em “Seu nome”. A mais visível forma de persuasão e o mais invisível “eu” persuasivo,