Resumo Pensamento Crítico e Ética
ÉTICA
A existência ética
Senso moral
Sentimentos e ações desencadeadas por fenômenos sociais; a maneira como avaliamos nossa situação e a de nossos semelhantes segundo ideias como as de justiça e injustiça; sentimento de avaliação de nosso comportamento segundo ideias como as de certo e errado; a maneira como avaliamos a conduta e a ação de outras pessoas segundo ideias como as de mérito e grandeza de alma.
Assim que vemos determinada cena /ação temos uma reação (sentimos algo).
Consciência moral
Dúvidas e questionamentos (como julgar, quem está certo e quem está errado, o que fazer) quanto à decisão a tomar; se refere a avaliações de conduta que nos levam a tomar decisões por nós mesmos (sem pressão externa- ideia de liberdade do agente), a agir em conformidade com elas e a responder por elas perante os outros.
Tomamos um posicionamento de acordo com o nosso senso moral (ou não-conflito)
*Dizem respeito às relações que mantemos com os outros, e portanto nascem e existem como parte de nossa vida com outros agentes morais - são constitutivos de nossa existência intersubjetiva – mas há o individualismo, pois quem age é a própria pessoa de acordo com o seu senso e consciência moral.
Juízo de fato
Um acontecimento constatado por nós; aquele que diz que algo é ou existe, diz o que as coisas são, como são e por que são.
Ex: Chove lá fora.
Juízo de valor
Interpretação e avaliação do acontecimento; é a avaliação sobre coisas, pessoas, situações e é proferido na moral, nas artes, na política, na religião. (avaliação do fato- bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis
Ex: A chuva é boa para as plantas. Juízo de valor é Normativo
Enunciam normas que determinam o dever ser (como devem ser) de nossos sentimentos, nossos atos, nossos comportamentos. Enunciam obrigações e ações segundo o critério do correto e incorreto.
*O juízo normativo aplica a ética/moral no juízo de valor.
Diferença entre juízo de fato e de