Resumo para Filosofia
Nota positiva:
No 5º capítulo são, de certa forma, explicadas as histórias de Kane e Esaú.
Kane era conhecido pelas suas muitas posses e por ter passado a vida a vender e acomprar coisas pensando que era isso que lhe traria felicidade. Esaú deu a sua primogenitura, em troca de lentilhas, ao seu irmão gémeo.
Ambos eles estavam convencidos de que estavam a fazer o quequeriam para ser felizes, mas ao que parece, nenhum deles parece ter conseguido levar uma boa vida. Porquê?
No caso de Esaú, sacrificou demasiados aspectos importantes da sua vida de forma a obter,naquele momento, lentilhas. Porquê? Esaú agiu em função da morte. Como pensava que iria morrer em breve, de que lhe servia a fortuna do pai? Descomplicou demasiado a sua vida, fazendo assim com quediminuísse bastante a sua chance de viver mais e melhor, mas sim morrer rápido.
Já Kane era o oposto de Esaú. Em vez de trocar tudo o que tinha, acumulava. Coisa que não é totalmente “saudável”. Kane“usava” tudo como simples coisas, até humanos. De modo que Kane começou a ficar tão ocupado com tudo o que tinha, que, como é dito pelo autor, “começou a sentir uma estranha comichão e não soube com que sepoderia coçar”. Estava obcecado por obter coisas e dinheiro, tratando assim seres humanos como se fossem coisas. Pensara ele que era nisso mesmo que consistia ter uma vida boa e ser feliz. Não via adiferença entre coisas e pessoas. Vendia e comprava