Resumo: olhar para a história: caminho para a compreensão da ciência de hoje
Apesar de que o homem não possua uma modificação nítida, é de saber que a sociedade faz com que o individuo mude as chamadas necessidades básicas para a sobrevivência, deixando algumas destas para trás e acolhendo novas, as quais condizem com a sociedade atual, seu modo de vida, pois no sistema em que a sociedade vive alguns valores foram deixados de lado e outros foram ‘abraçados’ pela a humanidade, assim caracterizando a modificação do modo de vida do homem. Na busca por essa transformação o homem é obrigado a atuar sobre a natureza de modo que o sistema seja interativo, tanto o homem interaja com a natureza e esta também interaja com o homem, caracterizando um sistema de interação.
Como já fora dito acima, as mudanças do modo de vida dos animais não ocorrem do mesmo modo de como acontece com os humanos, um animal é selecionado pelo meio em que vive, e este por mais organizado que seja a mudança acontece pura e unicamente pela transmissão genética. Sendo que este depende da natureza para sobreviver, em função das características biológicas.
Retomando a ideia da modificação do homem, é importante lembrar que o homem modifica a natureza, caracterizando-a, e isto não ocorre biologicamente, deste modo a natureza adquire uma marca da ação humana, porém através deste fato, o homem também se modifica. Ao mesmo tempo em que ocorre esta transformação o homem cresce, se