RESUMO OK
Empreendedor é aquele que faz acontecer, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização. A palavra empreendedorismo tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo.
O conceito empreendedorismo tem sido muito difundido no Brasil nos últimos anos e intensificando-se no final da década de 1990. O aumento do índice de desemprego no país gerou a necessidade de se abrir novos negócios, e com a atenção por parte do governo, após varias tentativas de estabilização econômica, começaram a dar ênfase para as pesquisas relacionadas ao assunto no meio acadêmico, e oportuno um estudo mais profundo do conceito empreendedorismo, uma vez que a maior parte dos negócios criados no país é concebida por pequenos empresários que nem sempre possuem conceitos de gestão de negócios, atuando geralmente sem planejamento.
O mundo sofre transformações em curto período, no século XX foram criadas invenções que mudara as pessoas, ideias foram colocadas em prática, arriscaram mais em produtos e serviços inovadores por necessidades do mercado.
A internet criou um ciclo inovador, onde ótimos planejamentos, com cursos específicos na teoria e na prática ajudaram os jovens empreendedores.
Há 15 anos que jovens recém-formados buscam seu próprio negócio, nem sempre o status de ter um excelente cargo em uma renomada multinacional ou até mesmo em órgãos públicos tem cativado. A visão de mudar é necessária e aliada à experiência e economia.
Novas propostas para aberturas de empresas, fácil acesso ao crédito e desenvolvimento foram elaboradas ao interesse global.
O dinamismo empresarial, crescimento econômico, empregando cada vez mais, com taxas de inflação baixas direcionou o empreendedorismo como a bola da vez.
O movimento do empreendedorismo no Brasil começou a tomar forma na década de 1990, quando entidades como Sebrae e Softex foram criadas, antes disso os ambientes político e econômico do país não eram propícios, e o empreendedor não