Resumo E Atividade 1 Ok
Apesar de pessoas sempre terem sido importantes para organizações, foi somente por volta de 1990 que o fator humano começou a ser valorizado. A gestão empresarial evolui, ao longo do século, em três eras empresariais marcantes: era da industrialização clássica, neoclássica e era da informação.
Era da Industrialização clássica > Relações Industriais;
Era Neoclássica > Recursos Humanos;
Era da Informação > Gestão de Pessoas.
Na industrialização clássica (1900 a 1950) predominava o Departamento de Pessoal, posteriormente substituído pelo de Relações Industriais. O foco era o de fazer cumprir as exigências legais com relação ao trabalho. As principais rotinas consistiam no controle de pessoas: admissão, registros, apontamento de horas trabalhadas, férias e pagamentos. Com a transição para Relações Industriais foram acrescidas algumas rotinas, voltadas ao relacionamento com Sindicatos e enfrentamento de suas reivindicações. O conceito vigente era que “pessoas são apenas mão de obra”, ou seja, meras fornecedoras de esforço físico e trabalho.
Na era da industrialização neoclássica (1950 a 1990) surgiram os Recursos Humanos. Na qualidade de departamentos, desenvolviam funções tanto operacionais como táticas. As principais práticas desenvolvidas eram, além de rotinas burocráticas, a centralização das atividades de recrutamento e seleção, treinamento, administração salarial e relações trabalhistas. As pessoas, na organização, eram concebidas como recursos, ou seja, meio através do qual a empresa poderia realizar seus objetivos e resultados.
Com a era da informação, a partir de 1990, tem início a Gestão de Pessoas. Rotinas operacionais, na maioria das empresas, têm sido terceirizadas; as táticas, delegadas aos gerentes de linha por toda a organização, surgindo, assim, o ditado: “todo gestor, independente de sua área de atuação, é