Resumo odin e zeus
ODIN e ZEUS
Na mitologia grega é o deus mais importante. Os mais poderosos eram os deuses do Olimpo, que se dividiam em várias classes. A classe superior era formada por Zeus, o governante de todos os deuses.
Segundo a mitologia, ele teria nascido da União de Réia e Cronos. Seu pai tinha o costume de comer seus filhos para que nenhum deles tomasse seu lugar como rei. Até que Zeus nasceu e sua mãe decide salva-lo, assim deu a Cronos uma pedra embrulhada no lugar de Zeus, salvando sua vida. Réia decidiu que Zeus tomaria o lugar no trono de Cronos.
Quando cresceu enfrentou Cronos e o fez ingerir uma bebida mágica que fez seu pai devolver todos que havia engolido Em seguida ele aprisionou Cronos sob a terra. Depois disso, Zeus se tornou o grande Deus de todos os deuses e tomou o lugar de seu pai no monte Olimpo governando tudo o que acontecia na Terra. Era considerado também o deus do céu e do trovão. Ele se casou com Hera sua Irma, mas teve vários casos com outras deusas e com mortais, assim teve muitos filhos.
Já na mitologia nórdica o Deus mais importante se resume a Odin. A lenda diz que ele queria ser o conhecedor dos mistérios mágicos, para isso entregou-se a um ritual de sacrifício ficando amarrado na árvore do mundo, de cabeça para baixo, machucado por sua lança, durante nove dias e nove noites, com muita sede e fome. No fim avistou no chão runas mágicas e as recolheu para si. Mas isso não foi suficiente para Odin ele queria mais, foi ate o poço de Mimir e pediu para beber a água da “Fonte do Conhecimento” mas Mimir disse que não daria a água de graça e Odin tinha que pagar com seu olho, ele não pensou duas vezes e entregou para Mimir.Com isso Odin passa a conhecer tudo e todos.
Odin quando sentado em seu trono podia visualizar o mundo por completo ficava em companhia dos mais valorosos guerreiros mortos em campos de batalha que eram recolhidos por suas filhas as Valquírias elas sobrevoavam a campo de batalha em busca dos mais fortes.