22 417 1 PB
Resenha
Futebol Científco
FRANCO Jr., Hilário. A dança dos deuses: futebol, sociedade, cultura.
São Paulo: Companhia das Letras, 2007
Ademir Luiz da Silva
Professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e doutor pela
Universidade Federal de Goiás (UFG).
Resumo: Resenha do livro A dança dos deuses: futebol, sociedade, cultura, do historiador Hilário Franco Jr, onde o futebol é analisado em seus aspectos sociológicos, antropológicos, econômicos etc.
Palavras-chave: futebol, sociedade, cultura
Abstract: Review of the book The dance os fhe Gods: football, society, culture, the historian Hilário Franco Jr., where football is analyzed in its sociological, anthropological, economics etc.
Keywords: football, society, culture
195
REVISTA ANGELUS NOVUS - nº 1 - agosto de 2010
Comecemos com um clichê imperdoável: existem 180 milhões de técnicos de futebol no Brasil.
Todo mundo pensa que entende do assunto. É uma reconhecida tradição nacional que praticamente a totalidade desse imenso exército de amadores chame o profissional que comanda a Seleção Brasileira de burro. Muitos, mesmo sem entender totalmente a lógica da regra do impedimento, declaram aos berros que podem fazer melhor. Melhor que os técnicos e melhor que os jogadores. Tudo ou nada é o lema.
Um segundo lugar na Copa, medalha de prata ou bronze nas Olimpíadas são consideradas campanhas fracassadas. Erros não são permitidos. Perder um pênalti é imperdoável. Sofrer um frango é motivo de vexame eterno. Fazer gol contra é uma heresia.
A cultura do futebol está entranhada na cultura nacional. Seu jargão, seus hábitos, seus mitos.
Estranhamente, até mesmo sua história. Não é tão raro que indivíduos que não sabem dizer quem foi
Tiradentes ou D. Pedro I sejam capazes de dar a escalação completa do Guarani de Campinas, campeão brasileiro de 1978. O brasileiro médio que, outro clichê, não faz a mínima questão de cultivar a memória nacional, cultiva cuidadosamente sua