RESUMO MSF
Sapata: é um elemento de fundação de concreto armado, de altura menos que o bloco, utilizando armadura para resistir a esforços de tração.
Grelha: elemento de fundação constituído por um conjunto de vigas que se cruzam nos pilares.
Radier: Elementos de fundação que recebe todos os pilares da obra.
Viga de fundação: È um elemento que recebe pilares alinhados, geralmente de concreto armado; pode ter seção transversal tipo bloco, sem armadura transversal, sendo chamada BALDRAME.
A viga baldrame pode ser considerada a própria fundação. No caso de terrenos firmes e cargas pequenas, pode-se utilizar este tipo de fundação rasa e bem econômica que, nada mais é do que uma viga, calculada como viga sobre base elástica e construída em uma cava com muito pouca profundidade, destinada a suportar a carda de todas as paredes de uma construção, transferindo-a ao solo.
Tensão admissível é a carga que, aplicada à sapata, provoca recalques que não produzem inconvenientes à estrutura e, simultaneamente, oferece segurança satisfatória à ruptura ou escoamento da fundação. A determinação da tensão admissível do solo pode ser feita por tabelas (normas ou códigos), por fórmulas de capacidade de carga e suas correlações.
TIPOS DE RUPTURA
Ao se aplicar uma carga sobre uma fundação, pode-se provocar três tipos de ruptura no solo, considerado como meio elástico, homogêneo, isotrópico, semi-infinito: RUPTURA GERAL, RUPTURA LOCAL e RUPTURA POR PUNCIONAMENTO.
Ruptura geral: Ocorre a formação de uma cunha, que tem movimento vertical para baixo, e que empurra lateralmente duas outras cunhas, que tendem a levantar o solo adjacente à fundação. A ruptura geral ocorre na maioria das fundações em solos pouco compressíveis de resistência finita e para certas dimensões de sapatas.
Ruptura Local: Neste tipo de ruptura,