EDF
Este trabalho foi proposto no ambito da disciplina de educaçao fisica pelo professor António.
Tem como tema os jogos paraolimpicos no qual aborda aspectos como a história, deste tipo de competição como se organiza, um evento desta relevancia e as modalidades praticadas.
Ao escolher-mos este tema pretende-mos ficar a conhecer melhor este assunto e dar a conhecer um futuro melhor áqueles que pensam que não têm futuro algum e mostrar a todos que mesmo com muito sofrimento temos de lutar por todas as nossas metas por mais longíquas que elas pareçam.
No desporto existem varias vertentes como a educativa a recreativa a terapeutica e a competitiva sendo todas elas aplicaveis as pessoas com deficiencias.
História
Os Jogos Paralímicos nasceram há mais de 60 anos justamente no Reino Unido. Um médico que enfrentou o horror dos efeitos da II Guerra quis provar que as pessoas com alguns tipos de paralisias também tinham muito para dar ao desporto.
Ano 1944, local Stoke Mandeville, uma pequena localidade a 70 quilómetros de Londres, Ludwig Guttmann, médico e refugiado de guerra judeu, é nomeado diretor do centro nacional para as lesões na coluna, depois de a convite do governo britânico ter criado a instituição.
Desde o início impõe uma lógica nova no tratamento de paraplégicos e tetraplégicos. Até essa altura, os lesionados na coluna eram tratados como irrecuperáveis, vidas que a medicina não conseguia melhorar.
Sedados e imobilizados nas camas 24 horas por dia e, por vezes, engessados dos pés à cabeça, tinham uma esperança de vida de dois anos. Morriam não por causa da paralisia mas devido aos tratamentos. As feridas de imobilidade infetavam e acabavam por levar a complicações que resultavam na morte. Um cenário que Guttmann quis mudar.
Contrariando o conhecimento médico da altura e, por vezes, a vontade dos próprios doentes, começou a tratá-los como pessoas com muito para dar. Obrigou as enfermeiras a mudarem-nos de posição a cada duas horas, tirou-lhes o